Dicas para melhorar a sua leitura

0
1085

Ler é uma das principais atividades humanas. É um exercício único de desenvolvimento humano. O hábito da leitura ajuda a criar perspectivas sobre tudo, além de ajudar no entendimento de explicações, na interpretação e na compreensão do mundo. Por isso, escolas e faculdades insistem tanto para que seus alunos leiam com frequência.

Ocorre que, em um mundo repleto de distrações e cada vez mais formas de passar o tempo, a leitura acabou sendo negligenciada. Para ler precisamos de tempo, algo muito raro nos tempos modernos do imediatismo, onde temos tudo, ou imaginamos que temos tudo, na palma da nossa mão. Engano que pode nos custar caro.

Atualmente, existem muitos aparelhos que podem nos ajudar a praticar a leitura, como o mp3 converter e e-readers, aparelhos pequenos e práticos de serem levados na bolsa, porém com uma capacidade gigantesca de armazenamento de informação. Com um mp3 convertido, por exemplo, qualquer pessoa consegue ler e gravar suas leituras, para escutar durante a academia ou qualquer outra atividade.

Pensando em ajudar nossos leitores, separamos uma lista de dicas que vão facilitar o seu dia a dia ao tornar a leitura um hábito cada vez mais próximo da sua realidade.

Estabeleça um tempo mínimo

Ler é sobre tempo, também. É preciso parar e abrir um livro, apostila ou caderno para conseguir absorver o conhecimento entre as linhas. Ocorre que passamos mais tempo rolando o feed de redes sociais do que lendo livros que poderão mudar nossas vidas. Nesse caso, o ideal é separar um tempo, que comece com 5 minutos por dia, para ler.

Sempre que se sentar em algum lugar, ir ao banheiro ou estiver esperando o transporte, abra o livro físico, um leitor digital ou até mesmo no celular, e comece a ler. Leia por um tempo mínimo todos os dias. Em pouco tempo, verá que o hábito está tomando conta da sua rotina e os 5 minutos já viraram horas.

Dê uma chance para o livro

Estamos acostumados a buscar apenas aquilo que nos dá prazer. Esse é o funcionamento da vida moderna, pois, estamos cada vez mais ocupados com trabalho que o tempo livre que temos queremos dedicar para atividades que realmente nos dê prazer. Livros podem dar prazer, porém, é necessário um tempo até aprender a sentir o prazer da leitura.

Abrir um livro e esperar que nas duas primeiras linhas ele te dê todo o prazer que encontramos em jogos, é uma injustiça. Leva tempo até conhecermos o ambiente, os personagens, imaginarmos as cenas. Por isso, dê uma chance ao livro. Estabeleça o primeiro capítulo como meta de leitura de todo livro. Se ao final o livro não te encantar, feche e busque por outro.

Comece com os gibis

Um tipo de literatura que abre as portas para muitos leitores, os gibis e mangás são ótimas escolhas para quem está começando. Isso porque, essas histórias são contadas também com imagens, o que acaba facilitando a compreensão do que está acontecendo. Para ajudar, existem muitos aplicativos como mangahost que ajudam a criar esse hábito de leitura e de aproximação com a literatura. Vale a pena tentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui